sexta-feira, 9 de julho de 2010

Registro geral da experiência de trabalhos com os alunos do nono ano.

image

Slides-projeto aula-produzido pelo aluno Gabriel.

image image

image image

image image

Instrumento de Avaliação-projeto de aula-copa do mundo-resolvido pela aluna-Vanessa.

clip_image002[3]

ESCOLA MUNICIPAL “CORONEL JOÃO DOMINGOS”

DISCIPLINA: INFORMÁTICA

DATA: ___/___/10 - ANO

PROFªS: MARCILENE DE J. PIRES MENEZES E MARIA DO CARMO FERREIRA DE CASTRO

Nome: VANESSA LOPES DE SOUZA Nº:31

AVALIAÇÃO

COPA DO MUNDO E TECNOLOGIA DIGITAL

1). Quais facilidades proporcionamos ao leitor ao construímos um texto com hipertexto?

Resposta: o leitor consegue navegar de forma mais rápida podendo assistir e/ou ver a apresentação na seqüência que preferir.

2). Na sua opinião, como a internet pode proporcionar aprendizagem e facilitar sua vida como estudante?

Resposta: na internet podemos aprofundar nossos conhecimentos fazendo pesquisas, vendo entrevistas. Ficamos sempre atualizados com as noticias do mundo inteiro.

3). O que é o PowerPoint? Quais as facilidades que este programa disponibiliza para organizarmos uma apresentação de trabalhos?

Resposta: o powerpoint é um programa onde podemos criar e exibir apresentações de slides. Usando o powerpoint podemos enriquecer nossos trabalhos, impressionar as pessoas que estão assistindo a apresentação com lindas transições de slides; com o hipertexto; com diferentes designs e muitas outras utilidades que ele pode nos oferecer.

4). Cite duas situações de sala de aula onde você poderá ampliar conhecimentos utilizando a tecnologia digital?

Resposta: quando a professora de ciências explica uma matéria seria interessante ver algumas imagens sobre o assunto e acessar informações e curiosidades.

Seria muito bom se pudéssemos pesquisar com mais rapidez e precisão o significado de algumas palavras, suas origens.

5). Complete a cruzadinha demonstrando conhecimentos adquiridos a partir do trabalho sobre Copa do Mundo e Tecnologia Digital:

1-País sede da copa do mundo 2010.

2-Qual o título que o Brasil está buscando na Copa do Mundo 2010?

3-Nome do estádio da copa que homenageia um dos grandes líderes políticos da África.

4-Atual técnico da seleção brasileira.

5-Mascote oficial da Copa do Mundo 2010.

6-A copa da África do sul é a primeira realizada no_______________africano.

7- Nome oficial  da bola usada na Copa do Mundo 2010.

8-Único país participante de todas as copas do mundo.

9-Meio-campista da Seleção Brasileira que joga no Real Madri, muito assediado pelo público feminino.

10-Qual o jogador mineiro (convocado) que mais atuou pela Seleção Brasileira?

                           

clip_image003[6]10

 
             

clip_image003[7]9

           

G

 
             

K

           

I

 
 

clip_image004[3]1

A

F

R

I

C

A

 

D

O

 

S

U

L

 
             

K

           

B

 
             

Á

           

E

 
                   

clip_image005[3]3

     

R

 
             

clip_image006[3]4

D

U

N

G

A

 

T

 
                   

E

     

O

 
         

clip_image007[3]7

J

A

B

U

L

A

N

I

   
                   

S

     

S

 
                   

O

     

I

 
         

clip_image008[3]5

       

N

     

L

 
         

Z

               

V

 
 

clip_image009[3]2

H

E

X

A

       

M

     

A

 
         

K

 

clip_image010[3]8

B

R

A

S

I

L

   
         

U

       

N

         
         

M

       

D

         

clip_image011[3]6

C

O

N

T

I

N

E

N

T

E

         
                   

L

         
                   

A

         

Instrumento de Avaliação-projeto de aula – Copa do Mundo.

clip_image002

ESCOLA MUNICIPAL “CORONEL JOÃO DOMINGOS”

DISCIPLINA: INFORMÁTICA

DATA: ___/___/10 - ANO

PROFªS: MARCILENE DE J. PIRES MENEZES E MARIA DO CARMO FERREIRA DE CASTRO

Nome: Nº:

AVALIAÇÃO

COPA DO MUNDO E TECNOLOGIA DIGITAL

1). Quais facilidades proporcionamos ao leitor ao construímos um texto com hipertexto?

Resposta:

2). Na sua opinião, como a internet pode proporcionar aprendizagem e facilitar sua vida como estudante?

Resposta:

3). O que é o PowerPoint? Quais as facilidades que este programa disponibiliza para organizarmos uma apresentação de trabalhos?

Resposta:

4). Cite duas situações de sala de aula onde você poderá ampliar conhecimentos utilizando a tecnologia digital?

Resposta:

5). Complete a cruzadinha demonstrando conhecimentos adquiridos a partir do trabalho sobre Copa do Mundo e Tecnologia Digital:

1-País sede da copa do mundo 2010.

2-Qual o título que o Brasil está buscando na Copa do Mundo 2010?

3-Nome do estádio da copa que homenageia um dos grandes líderes políticos da África.

4-Atual técnico da seleção brasileira.

5-Mascote oficial da Copa do Mundo 2010.

6-A copa da África do sul é a primeira realizada no_______________africano.

7- Nome oficial  da bola usada na Copa do Mundo 2010.

8-Único país participante de todas as copas do mundo.

9-Meio-campista da Seleção Brasileira que joga no Real Madri, muito assediado pelo público feminino.

10-Qual o jogador mineiro (convocado) que mais atuou pela Seleção Brasileira?

                           

clip_image00310

 
             

clip_image003[1]9

               
                               
 

clip_image0041

                           
                               
                               
                   

clip_image0053

         
             

clip_image0064

               
                               
         

clip_image0077

                   
                               
                               
         

clip_image0085

                   
                               
 

clip_image0092

                           
             

clip_image0108

               
                               
                               

clip_image0116

                             
                               
                               

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Execuçao do projeto de aula-copa do mundo.

Disciplina: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.


Dupla: Maria do Carmo Ferreira de Castro e Marcilene Pires Menezes.

Atividade: 2.7 – Execução do projeto de aulas com os alunos.

Orientadores: Nilma, Conceição e Emanuelle.



Execução da atividade planejada com os alunos.



Executamos o projeto de aula envolvendo hipertexto e PowerPoint com os alunos do nono ano do ensino fundamental da E.M.”Coronel João Domingos”, em Raul Soares.

Os alunos executaram pesquisas na internet, respeitando o tema sugerido: Copa do Mundo. Após a realização das pesquisas organizaram as mesmas em slides, criando um índice para o mesmo, ou seja, produzindo o texto do slide com hipertexto.

Depois das atividades realizadas, estas foram apresentadas para outros segmentos da escola, promovemos um bate-papo livre, onde os discentes tiveram a oportunidade de exporem suas idéias e experiência com execução da atividade.

Elaboramos também um instrumento de avaliação escrita para ser realizado no editor de texto, neste instrumento cobramos conhecimentos adquiridos a partir das pesquisas e também sobre o PowerPoint.

Apresentamos um conjunto de slide do aluno Gabriel, a avaliação respondida pela aluna Vanessa e fotos tiradas durante a realização dos trabalhos.












Projeto de aulas - atividade com hipertexto ou internet.

Disciplina: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.


Dupla: Maria do Carmo Ferreira de Castro e Marcilene Pires Menezes.
Atividade: 2.6 - Planejamento de atividade com hipertexto.

Orientadores: Nilma, Conceição e Emanuelle.



PROJETO DE AULAS



I. ABRANGÊNCIA

Nono ano do ensino fundamental.



II. DURAÇÃO:

3 aulas.



III. PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

Junho de 2010.



IV. TEMA:

Copa do Mundo 2010



V. JUSTIFICATIVA:

O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional e mundial, nesta época de copa é motivo de festa e união e tema de grande interesse entre os alunos, principalmente os adolescentes.

A escola que busca contextualizar com os acontecimentos do mundo atual não pode deixar de incluir em suas atividades este tema.

O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento para enriquecer e dar mais sentido ás aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando um dos temas transversais que é: Pluralidade Cultural.



VI. OBJETIVO GERAL:

Este projeto visa um trabalho no laboratório de informática buscando conhecimento e habilidades com a tecnologia da informática e suas várias ferramentas, desenvolvendo competências de navegação e utilização dos recursos disponíveis no software PowerPoint.



VII. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Conhecer o país sede da copa 2010;

 Conhecer e divulgar pesquisa sobre a história do futebol;

 Relacionar os países participantes da copa e suas respectivas bandeiras;

 Desenvolver competências de navegação;

 Montar apresentações de slides através do PowerPoint.





VIII. METODOLOGIA

Realizar pesquisa em sites da web sobre história do futebol e da África do Sul, inclusive estádios;

Organizar as pesquisas realizadas utilizando o PowerPoint e construindo slides com textos com hiperlink.



IX. AVALIAÇÃO:

Apresentação dos trabalhos realizados no Laboratório de Informática e atividade escrita no Word (editor de textos).

Socialização com os nonos anos com roda de conversa expressando dificuldades em realizar os trabalhos, forma de apresentação e colhendo sugestões para futuras atividades.



X. CULMINÂNCIA

Apresentação dos slides para as turmas de nono ano da unidade escolar, pedagogos e direção.

sábado, 3 de julho de 2010

TECNOLOGIAS NA ESCOLA_ANÁLISE DE VÍDEO

Unidade I


Atividade 1.6

Maria do Carmo Ferreira de Castro

Tecnologias na escola

Turma de Ponte Nova.



O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.



O vídeo apresentado mostra várias situações cotidianas da escola utilizando as tecnologias em benefício do aprendizado dos alunos.

Em sala pude perceber a realização de trabalhos em grupo, as oficinas como recurso metodológico, cartazes afixados nas paredes, o uso do microfone nas apresentações, a televisão como um recurso didático durante o desenvolvimento das atividades e o computador proporcionando aprendizagem tanto para alunos, como funcionários.

Observei o dinamismo das atividades e o interesse dos alunos, demonstrado ser este um espaço onde todos trabalham buscando o conhecimento de forma individual e coletiva, demonstrando prazer nas realizações dos trabalhos propostos.

Os livros são também um recurso tecnológico utilizando em momentos de contação de histórias e introdução de conteúdos, demonstrando que temos vários recursos a nossa disposição para serem utilizados, o que precisamos é colocá-los em prática observando a sua aplicabilidade dentro de cada conteúdo, necessidade e planejamento a ser desenvolvido.

No vídeo percebi também o uso de jornais e revistas, recursos em nossas mãos que muitas vezes são desprezados, o que demonstra que mesmo com a tecnologia digital, não temos que abandonar recursos anteriores que são úteis e excelentes recursos didáticos quando empregados no momento adequado e em situações que os requerem como recurso.

A biblioteca também foi destacada no vídeo como momento de leitura e pesquisa, demonstrando que as novas tecnologias não vieram com o intuito de abandonar velhos e bons hábitos.