Coordenadora pedagógica da SEMEC de Raul Soares e professora da rede estadual com turma de ensino fundamental. Somos eternos aprendizes, quando acreditamos em educação.
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Instrumento de Avaliação-projeto de aula-copa do mundo-resolvido pela aluna-Vanessa.
ESCOLA MUNICIPAL “CORONEL JOÃO DOMINGOS” | |
DISCIPLINA: INFORMÁTICA DATA: ___/___/10 - 9º ANO | PROFªS: MARCILENE DE J. PIRES MENEZES E MARIA DO CARMO FERREIRA DE CASTRO |
Nome: VANESSA LOPES DE SOUZA Nº:31 |
AVALIAÇÃO
COPA DO MUNDO E TECNOLOGIA DIGITAL
1). Quais facilidades proporcionamos ao leitor ao construímos um texto com hipertexto?
Resposta: o leitor consegue navegar de forma mais rápida podendo assistir e/ou ver a apresentação na seqüência que preferir. |
2). Na sua opinião, como a internet pode proporcionar aprendizagem e facilitar sua vida como estudante?
Resposta: na internet podemos aprofundar nossos conhecimentos fazendo pesquisas, vendo entrevistas. Ficamos sempre atualizados com as noticias do mundo inteiro. |
3). O que é o PowerPoint? Quais as facilidades que este programa disponibiliza para organizarmos uma apresentação de trabalhos?
Resposta: o powerpoint é um programa onde podemos criar e exibir apresentações de slides. Usando o powerpoint podemos enriquecer nossos trabalhos, impressionar as pessoas que estão assistindo a apresentação com lindas transições de slides; com o hipertexto; com diferentes designs e muitas outras utilidades que ele pode nos oferecer. |
4). Cite duas situações de sala de aula onde você poderá ampliar conhecimentos utilizando a tecnologia digital?
Resposta: quando a professora de ciências explica uma matéria seria interessante ver algumas imagens sobre o assunto e acessar informações e curiosidades. Seria muito bom se pudéssemos pesquisar com mais rapidez e precisão o significado de algumas palavras, suas origens. |
5). Complete a cruzadinha demonstrando conhecimentos adquiridos a partir do trabalho sobre Copa do Mundo e Tecnologia Digital:
1-País sede da copa do mundo 2010.
2-Qual o título que o Brasil está buscando na Copa do Mundo 2010?
3-Nome do estádio da copa que homenageia um dos grandes líderes políticos da África.
4-Atual técnico da seleção brasileira.
5-Mascote oficial da Copa do Mundo 2010.
6-A copa da África do sul é a primeira realizada no_______________africano.
7- Nome oficial da bola usada na Copa do Mundo 2010.
8-Único país participante de todas as copas do mundo.
9-Meio-campista da Seleção Brasileira que joga no Real Madri, muito assediado pelo público feminino.
10-Qual o jogador mineiro (convocado) que mais atuou pela Seleção Brasileira?
G | |||||||||||||||
K | I | ||||||||||||||
A | F | R | I | C | A | D | O | S | U | L | |||||
K | B | ||||||||||||||
Á | E | ||||||||||||||
R | |||||||||||||||
D | U | N | G | A | T | ||||||||||
E | O | ||||||||||||||
J | A | B | U | L | A | N | I | ||||||||
S | S | ||||||||||||||
O | I | ||||||||||||||
N | L | ||||||||||||||
Z | V | ||||||||||||||
H | E | X | A | M | A | ||||||||||
K | B | R | A | S | I | L | |||||||||
U | N | ||||||||||||||
M | D | ||||||||||||||
C | O | N | T | I | N | E | N | T | E | ||||||
L | |||||||||||||||
A |
Instrumento de Avaliação-projeto de aula – Copa do Mundo.
ESCOLA MUNICIPAL “CORONEL JOÃO DOMINGOS” | |
DISCIPLINA: INFORMÁTICA DATA: ___/___/10 - 9º ANO | PROFªS: MARCILENE DE J. PIRES MENEZES E MARIA DO CARMO FERREIRA DE CASTRO |
Nome: Nº: |
AVALIAÇÃO
COPA DO MUNDO E TECNOLOGIA DIGITAL
1). Quais facilidades proporcionamos ao leitor ao construímos um texto com hipertexto?
Resposta: |
2). Na sua opinião, como a internet pode proporcionar aprendizagem e facilitar sua vida como estudante?
Resposta: |
3). O que é o PowerPoint? Quais as facilidades que este programa disponibiliza para organizarmos uma apresentação de trabalhos?
Resposta: |
4). Cite duas situações de sala de aula onde você poderá ampliar conhecimentos utilizando a tecnologia digital?
Resposta: |
5). Complete a cruzadinha demonstrando conhecimentos adquiridos a partir do trabalho sobre Copa do Mundo e Tecnologia Digital:
1-País sede da copa do mundo 2010.
2-Qual o título que o Brasil está buscando na Copa do Mundo 2010?
3-Nome do estádio da copa que homenageia um dos grandes líderes políticos da África.
4-Atual técnico da seleção brasileira.
5-Mascote oficial da Copa do Mundo 2010.
6-A copa da África do sul é a primeira realizada no_______________africano.
7- Nome oficial da bola usada na Copa do Mundo 2010.
8-Único país participante de todas as copas do mundo.
9-Meio-campista da Seleção Brasileira que joga no Real Madri, muito assediado pelo público feminino.
10-Qual o jogador mineiro (convocado) que mais atuou pela Seleção Brasileira?
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Execuçao do projeto de aula-copa do mundo.
Dupla: Maria do Carmo Ferreira de Castro e Marcilene Pires Menezes.
Orientadores: Nilma, Conceição e Emanuelle.
Execução da atividade planejada com os alunos.
Executamos o projeto de aula envolvendo hipertexto e PowerPoint com os alunos do nono ano do ensino fundamental da E.M.”Coronel João Domingos”, em Raul Soares.
Os alunos executaram pesquisas na internet, respeitando o tema sugerido: Copa do Mundo. Após a realização das pesquisas organizaram as mesmas em slides, criando um índice para o mesmo, ou seja, produzindo o texto do slide com hipertexto.
Depois das atividades realizadas, estas foram apresentadas para outros segmentos da escola, promovemos um bate-papo livre, onde os discentes tiveram a oportunidade de exporem suas idéias e experiência com execução da atividade.
Elaboramos também um instrumento de avaliação escrita para ser realizado no editor de texto, neste instrumento cobramos conhecimentos adquiridos a partir das pesquisas e também sobre o PowerPoint.
Apresentamos um conjunto de slide do aluno Gabriel, a avaliação respondida pela aluna Vanessa e fotos tiradas durante a realização dos trabalhos.
Projeto de aulas - atividade com hipertexto ou internet.
Dupla: Maria do Carmo Ferreira de Castro e Marcilene Pires Menezes.
Atividade: 2.6 - Planejamento de atividade com hipertexto.
Orientadores: Nilma, Conceição e Emanuelle.
PROJETO DE AULAS
I. ABRANGÊNCIA
Nono ano do ensino fundamental.
II. DURAÇÃO:
3 aulas.
III. PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
Junho de 2010.
IV. TEMA:
Copa do Mundo 2010
V. JUSTIFICATIVA:
O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional e mundial, nesta época de copa é motivo de festa e união e tema de grande interesse entre os alunos, principalmente os adolescentes.
A escola que busca contextualizar com os acontecimentos do mundo atual não pode deixar de incluir em suas atividades este tema.
O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento para enriquecer e dar mais sentido ás aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando um dos temas transversais que é: Pluralidade Cultural.
VI. OBJETIVO GERAL:
Este projeto visa um trabalho no laboratório de informática buscando conhecimento e habilidades com a tecnologia da informática e suas várias ferramentas, desenvolvendo competências de navegação e utilização dos recursos disponíveis no software PowerPoint.
VII. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer o país sede da copa 2010;
Conhecer e divulgar pesquisa sobre a história do futebol;
Relacionar os países participantes da copa e suas respectivas bandeiras;
Desenvolver competências de navegação;
Montar apresentações de slides através do PowerPoint.
VIII. METODOLOGIA
Realizar pesquisa em sites da web sobre história do futebol e da África do Sul, inclusive estádios;
Organizar as pesquisas realizadas utilizando o PowerPoint e construindo slides com textos com hiperlink.
IX. AVALIAÇÃO:
Apresentação dos trabalhos realizados no Laboratório de Informática e atividade escrita no Word (editor de textos).
Socialização com os nonos anos com roda de conversa expressando dificuldades em realizar os trabalhos, forma de apresentação e colhendo sugestões para futuras atividades.
X. CULMINÂNCIA
Apresentação dos slides para as turmas de nono ano da unidade escolar, pedagogos e direção.
sábado, 3 de julho de 2010
TECNOLOGIAS NA ESCOLA_ANÁLISE DE VÍDEO
Atividade 1.6
Maria do Carmo Ferreira de Castro
Tecnologias na escola
Turma de Ponte Nova.
O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.
O vídeo apresentado mostra várias situações cotidianas da escola utilizando as tecnologias em benefício do aprendizado dos alunos.
Em sala pude perceber a realização de trabalhos em grupo, as oficinas como recurso metodológico, cartazes afixados nas paredes, o uso do microfone nas apresentações, a televisão como um recurso didático durante o desenvolvimento das atividades e o computador proporcionando aprendizagem tanto para alunos, como funcionários.
Observei o dinamismo das atividades e o interesse dos alunos, demonstrado ser este um espaço onde todos trabalham buscando o conhecimento de forma individual e coletiva, demonstrando prazer nas realizações dos trabalhos propostos.
Os livros são também um recurso tecnológico utilizando em momentos de contação de histórias e introdução de conteúdos, demonstrando que temos vários recursos a nossa disposição para serem utilizados, o que precisamos é colocá-los em prática observando a sua aplicabilidade dentro de cada conteúdo, necessidade e planejamento a ser desenvolvido.
No vídeo percebi também o uso de jornais e revistas, recursos em nossas mãos que muitas vezes são desprezados, o que demonstra que mesmo com a tecnologia digital, não temos que abandonar recursos anteriores que são úteis e excelentes recursos didáticos quando empregados no momento adequado e em situações que os requerem como recurso.
A biblioteca também foi destacada no vídeo como momento de leitura e pesquisa, demonstrando que as novas tecnologias não vieram com o intuito de abandonar velhos e bons hábitos.