segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia a dia do trabalho como o projeto de aula:e-mail:comunicação facilitada.

Disciplina: Prática Pedagógica e Mídias Digitais.

Nome: Maria do Carmo Ferreira de Castro.

Atividade-4.8– Elaborando e desenvolvendo plano de aula.

Subtema: Registro de atividades desenvolvidas.

Orientadoras: Maria da Conceição Paula

Emanuelle Salgado Felga

Nilma.

Contando dia a dia minha experiência com a aplicação do projeto: e-mail:comunicação facilitada.

1º dia-20/09/2010

Reunião dos membros do grupo,Maria do Carmo e Marcilene para reelaborarão do projeto de aulas,com estruturação das atividades a serem desenvolvidas.

Para promover a interdisciplinariedade acrescentamos atividades do conteúdo de Aspectos Antropológicos,históricos e filosóficos da educação infantil,conteúdo trabalhado na turma de magistério do 2º período.

Optamos pelo trabalho com o magistério por ser um curso que eu e a Marcilene lecionamos e os alunos já possuem em sua grade curricular aulas de informática educacional.

Reelaboramos o projeto para ser enviado por nós para o proinfo e planejamos as atividades a serem desenvolvidas na sala de aula.

2º dia-21/09/2010

Apresentamos o projeto para as turmas 1 e 2 do 2º período do magistério de educação infantil.

O projeto foi bem aceito por todos que demonstraram interesse na sua execução.

Fizemos um círculo para debate e levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a comunicação virtual e habilidades de digitação, aproveitamos o momento para falar da interdisciplinaridade do projeto e que os mesmos deveriam produzir um texto e digitá-lo utilizando a informática e o Word e que este texto seria enviado ao professor em anexo por e-mail,sem gasto de papel e utilizando a nova tecnologia em benefício do meio ambiente.

Realizamos uma oficina de leitura do texto:Sistema de e-mail e promovemos a discussão do mesmo com a classe.

3º dia-22/09/2010

Fomos com os alunos no laboratório para apresentarmos os diversos tipos de e-mails(provedores),gratuitos e restritos,levantando com os alunos as vantagens e desvantagens de cada um e deixando os alunos livres para escolha do sistema de e-mail que eles querem adotar.

4º dia-23/09/2010

Levamos os alunos no laboratório e solicitamos aos alunos que criassem seus e-mail utilizando o escolhido por eles, fizemos atendimento individual a cada aluno com dificuldade em criar seu e-mail, orientamos sobre a escolha do login e senha de acesso.

5º dia-24/09/2010

Conduzimos os alunos novamente no laboratório de informática para conversamos sobre as linguagens utilizadas no sistema de comunicação virtual e a linguagem adequada a cada tipo de comunicação e destinatário do e-mail.

Solicitamos aos alunos que enviassem livremente e-mail para um endereço que conhecia,simulando envio e recebimento de e-mails.

6º dia-27/09/2010

Realizamos em classe um círculo para que os alunos socializassem o e-mail criado, divulgando o endereço para os colegas,endereços que foram incluídos no contato de todos da classe.

7º dia-28/09/2010

Solicitamos que todos os alunos no laboratório de informática enviassem e-mails para os colegas de turma conforme sua lista de contatos, estes e-mails foram textos criados pelos alunos com liberdade de tema.

8º dia-29/09/2010

Envio de e-mail dos alunos para a professora de informática, Marcilene, com texto abordando a segurança e envio e recebimento de e-mails; ética no envio e recebimento de e-mails e campos e opções que compõem o e-mail.

Orientação aos alunos na elaboração dos e-mails e envio.

O trabalho será desenvolvido em outros dias,por ser um projeto que envolve vários conhecimentos e habilidades que dependem do desenvolvimento dos alunos para sua execução.

Continuaremos o trabalho na próxima semana com o desenvolvimento das seguintes atividades:

-Encaminhamento dos alunos ao laboratório de informática para produção de texto no Word com o tema: A democracia se constrói historicamente e para se realizar precisa da cidadania, cultura também é uma construção histórica e social.

Orientações para elaboração dos textos e utilização dos recursos contidos no Word.

-Envio do texto produzido e corrigido usando os recursos de correção do Word .

-Retorno dos e-mails para os alunos pelas professoras com os devidos comentários e sugestões propostas.

-Revisão dos textos pelos alunos e reenvio dos mesmos aos professores.

-Postagem dos textos no blog da turma, criado previamente e exibição do blog para as classes de magistério de educação infantil 2º período.

-Avaliação final do projeto com os alunos,momento de discussão,opiniões e oportunidades de podermos juntos levantar as melhorias que podemos realizar no projeto para próximas execuções do mesmo.

Um comentário:

  1. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA,
    http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/leia-tambem/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    Quem quiser material, fazer capacitação, etc, é gratuito, peça: jbn@ufpa.br

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário,pois,sem interação não há crescimento.