segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PLano de Aula_e-mail:Comunicação Facilitada.

Disciplina

Currículos, Projetos e Tecnologia

Nome

Maria do Carmo Ferreira de Castro e Marcilene de Jesus Pires Menezes

Atividade-4.5

Plano de aula

Subtema

Comunicação possível na atualidade

Orientadoras

Maria da Conceição Paula

Emanuelle Salgado Felga

Nilma

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20/09/2010

Autor e co-autor

Autor:Marcilene de Jesus Pires Menezes.

Co-autores:Maria do Carmo Ferreira de Castro.

Estrutura Curricular

Modalidade: Ensino Médio, 2º período do curso de Magistério da Educação Infantil.

Componente Curricular: Informática, Aspectos Antropológicos, Históricos e Filosóficos da Educação Infantil.

Tema: Criação de e-mails das turmas de magistério, comunicação virtual: correio eletrônico, redes sociais e blogs, digitação de texto no Word, envio de textos em anexo por email.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

  • Quais os recursos de comunicação virtual existente no mercado;
  • Como criar e enviar e-mails;
  • Técnicas de digitação no Word;
  • Envio de e-mails com anexos;
  • Coesão e coerência na produção textual.

Duração das atividades

Aproximadamente 6horas/aulas, durante duas semanas de trabalho.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

  • Noções básicas de informática;
  • Estudo sobre comunicação virtual e seu uso;
  • Produção de texto;
  • Anexo em e-mail.
Estratégias e recursos da aula:

Com este planejamento temos como objetivo o desenvolvimento da habilidade de comunicação virtual, com encaminhamento de e-mails com ou sem anexos, produção textual usando o Word como recurso de digitação, desenvolvimento de competências em lidar com o computador, conhecimento sobre formas de comunicação virtual.

· 1º momento: levantamento de conhecimentos dos alunos sobre comunicação virtual, formas de comunicação, como enviar e construir e-mails e a importância da comunicação virtual em nossos dias. Apresentação de conhecimentos básicos, oficina para leitura e interpretação de texto: Sistema de e-mail: o que é um endereço de e-mail; características de e-mails e outros.

Texto a ser lido e discutido durante a oficina de leitura.

Sistema de e-mail

clip_image003Um correio eletrônico ou ainda email é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.

O que é um endereço de mail ?

Um endereço de mail ou de correio electrónico é um endereço através do qual é possível receber e enviar mensagens electrónicas podendo incluir ou não ficheiros diversos.

Os endereços de mail têm um formato do tipo paulo@explicacoes.com. A parte antes da @ identifica o utilizador e a parte depois da @ identifica o domínio onde a conta de mail está alojada.

O fornecedor de acesso à internet normalmente ofereçe um endereço de mail mas se mudar de fornecedor perde o endereço. Existem muita forma de obter um endereços gratuito.
Características do e-Mail

O formato na Internet para mensagens de e-mail é definido na RFC 2822 e uma série de outras RFCs (RFC 2045 até a RFC 2049) que são conhecidas como MIME.

Mensagens de e-Mail consistem basicamente de duas seções principais:

  • cabeçalho (header) — é estruturado em campos que contém o remetente, destinatário e outras informações sobre a mensagem.
  • corpo (body) — contém o texto da mensagem.

O corpo é separado do cabeçalho por uma linha em branco.

Funcionalidades

Hoje os grandes sítios da Internet criaram uma série de facilidades para o usuário. Note que essa variação é só uma facilidade e não um novo tipo de e-mail. Entre estas podemos citar:

e-Mail restrito

Alguns sítios restringem alguns tipos de e-Mail. Esse tipo de restrição normalmente é usado a fim de evitar a atuação de um spammer ou divulgador não autorizado de mensagens em massa. Normalmente esse tipo de mensagem eletrônica é mais usado em empresas.

E-mail com privacidade segura

Normalmente usado por autoridades e seu uso é controlado. Por medida de segurança alguns organismos e entidades internacionais ou mesmo ligados a Governos, categorizam o e-mail como:

  • Privativo ou de uso exclusivo da autoridade: Esse e-mail, apesar de ter acesso a rede é tão restrito que a própria autoridade deve configurá-lo de quem recebe as mensagens;
  • Semi-privativo: O mesmo que privativo, porém menos restrito.

Entretanto, vêm crescendo o uso da criação de chaves criptográficas pessoais (facilidade provida por aplicativos especializados), assegurando a privacidade das informações "de qualquer importância" de cada indivíduo. Tais chaves possuem uma grande flexibilidade, escalabilidade e confiabilidade.

Aqui vão algumas dicas de segurança: Nunca abrir ou responder e-mails desconhecidos; nunca abrir arquivos (ficheiros) de e-mails desconhecidos, pois podem conter vírus; e ter sempre um anti-spyware (contra os programas-espiões) e antivírus instalados no seu computador.

E-mail categorizado ou especial

Especial ou categorizado em níveis, que são de uso exclusivo dos provedores de Internet. Servem para testes e verificar se funciona ou não o seu sistema anti-spam (contra as mensagens eletrônicas em massa).

E-mails gratuitos e WebMail

Com a popularização da Internet através dos provedores gratuitos (cujos usuários ganhavam também uma caixa de correio eletrônico grátis), muitos sítios começaram a oferecer endereços de e-mail gratuitos desvinculados de qualquer outro serviço. Essas mensagens de e-mail podem ser lidas com o uso do próprio navegador, sem a necessidade de um programa específico, sendo por isso também chamados webmail.

Áreas de Aplicações

As aplicações de correio eletrônico normalmente oferecem ao usuário uma série de facilidades. A maior parte delas fornece um editor de textos embutido e a possibilidade do envio de arquivos anexados a correspondência. Além disso, a maioria das aplicações permite o envio de correspondências para um único destinatário ou o envio para mais de uma pessoa ou para um grupo de pessoas.

Embora não tenha sido desenvolvida como uma ferramenta de trabalho cooperativo, os serviços de correio eletrônico adaptaram-se muito bem ao ambiente de grupos de trabalho onde se tornaram indispensáveis nas organizações, agilizando processos, democratizando o acesso as informações e diminuindo os custos. Esta é uma das formas mais usadas para o estabelecimento de comunicações por meio do computador.

Muitas organizações também usam o correio eletrônico como forma de troca de mensagens, mas se quiserem usar recursos de groupware poderão incluí-los de forma simples e com baixo custo, com uma boa segurança.

Problemas

A desvantagem está na falta de conhecimento da grande maioria dos internautas e, ainda, os spammers ou geradores de spam, grandes remetentes de vírus. Como podemos ver em seguida:

  • Spam - mensagens de e-mail não desejadas e enviadas em massa para múltiplas pessoas por um spammer, agente difundidor dessas mensagens, que normalmente possui propagandas indesejadas, códigos maliciosos e vírus diversos;
  • Vírus - As mensagens de e-mail são um excelente veículo de propagação de vírus, sobretudo através dos ficheiros (arquivos) anexos. Por isso recomenda-se nunca baixar um ficheiro (arquivo) tipo .exe ( executáveis) ou outros suspeitos;

É aconselhável nunca abrir e-mail desconhecido, exceto se for de um site confiável, não sem antes observar os procedimentos de segurança.

Fraudes

Com o grande aumento do uso da Internet e do correio eletrônico na vida das pessoas, tornou-se grande o número de pessoas maliciosas que tentam utilizar esses meios para realizar fraudes. O grande foco desses fraudadores são pessoas que utilizam sítios de instituições financeiras na Internet. Os fraudadores eletrônicos utilizam a grande facilidade com que uma caixa de correio pode ser forjada e falsificada. Eles utilizam listas e programas para envio de spam em grande escala juntamente com arquivos executáveis e serviços de hospedagem gratuitos e que não necessitem de identificação legítima.

Esses fraudadores enviam mensagens de email se passando por bancos e outras instituições financeiras, solicitando dados pessoais, número de conta corrente, cartão bancário e, às vezes, até mesmo o número de senhas de clientes. Esses clientes desavisados enviam esses dados pensando se tratar realmente de um pedido dessas instituições, sem saberem que estão a se tornar vítimas de fraudadores. Cada vez mais cresce o número de pessoas que tem suas contas fraudadas, compras através de seus cartões e outros tipos de fraudes. A falta de legislação e meios de segurança que controlem esse tipo de ação tem se tornado um fator positivo para que esses fraudadores continuem a atuar. Além disso não há nenhum mecanismo que permita rastrear, identificar e coibir a ação desses fraudadores tornando assim cada vez mais difícil a atuação das autoridades nesses casos. Mensagens de e-mail indesejadas de instituições que queiram solicitar dados pessoais devem ser ignoradas, pois essas não enviam tais mensagens para seus clientes.

A melhor maneira de se prevenir contra fraudes ao utilizar o correio eletrônico é mesmo procurar o máximo de informações sobre sua origem e desconfiar de qualquer indício que possa levantar alguma suspeita. Mensagens de e-mail que foram enviadas por pessoas ou empresas desconhecidas encabeçam essa lista. Deve-se ter uma atenção especial com estes tipos de mensagem, pois podem instalar programas-espiões maliciosos, que podem capturar dados que estejam ou foram digitados no computador em que tais programas sejam executados, tornando assim fácil a obtenção de dados de seus usuários.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/e-mail (com adaptações)

ATIVIDADES:

1). Qual a forma padrão de um endereço de e-mail? Explique-as:

2). O que é e-mail gratuito e não-gratuito?

3). Como criar um e-mail gratuito? O que é um domínio?

4). Cite 4 provedores de e-mail gratuito:

5). Cite um cuidado que devemos ter em relação à abertura de e-mail´s:

· 2º momento: Discussão sobre o uso adequado da comunicação virtual, apresentação dos variados tipos de e-mail (provedores): restritos e gratuitos; levantamento dos alunos que já possuem e-mails.

· 3º momento: Criação de e-mail individual com toda a turma utilizando o laboratório de informática da escola: login, provedores gratuitos, senha de acesso.

· 4º momento: Tipos de linguagens utilizadas no e-mail, simulação de envio e recebimento entre os alunos; debate referente aos tipos de linguagens utilizadas.

· 5º momento: Oficina de socialização dos e-mails elaborados, construindo um lista de email da turma anexado nos contatos de cada aluno.

· 6ºmomento: Solicitação de envio de e-mails para a turma, promovendo a interação virtual com textos livres (comunicação com liberdade de tema).

· 7º momento: Envio de email para a professora de informática escrevendo sobre os seguintes temas:

Ø Segurança no envio e recebimento de e-mails;

Ø Ética no envio e recebimento de e-mails;

Ø Campos e opções que compõem o e-mail.

· 8º momento: Produção de texto no Word - Aspectos Antropológicos, Históricos e Filosóficos da Educação Infantil – Tema: A democracia se constroi historicamente e para se realizar precisa da cidadania – A cultura também é uma construção histórica e social - envio para a professora (com texto anexo).

· 9ºmomento: Retorno dos e-mail´s (professora aos alunos) com devidas correções dos temas propostos.

Recursos complementares

Ø Mello,Luiz Gonzaga – Antropologia Cultural-Iniciação, teoria e temas-editora vozes-8º edição.

Ø http://pt.wikipedia.org/wiki/e-mail

Ø Laboratório de informática

Avaliação

Ø Participação dos alunos nos debates propostos sobre a linguagem do e-mail;

Ø Habilidade na elaboração e envio dos e-mails;

Ø Desenvolvimento dos temas propostos (relacionados a e-mail) – enviado à professora;

Ø Produção de Texto - enviado à professora;

Ø Culminância dos trabalhos desenvolvidos.

Postagem dos textos enviados no blog da turma, previamente criado e apresentação do mesmo para as duas turmas utilizando a projeção de imagens com o uso de data show.

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