segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Falando sobre currículo,novas tecnologias e pedagogia de projetos.

Disciplina: Prática Pedagógica e Mídias Digitais.

Nome: Maria do Carmo Ferreira de Castro.

Atividade-4.7 – O Currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo, sistematização conceitual.

Subtema: Currículo e tecnologia.

Orientadoras: Maria da Conceição Paula

Emanuelle Salgado Felga

Nilma.

O currículo, as tecnologias e a pedagogia de projetos.

O currículo concebido como construção social segundo Goodson, e também cultural e histórica que envolve conhecimento, poder, tomada de decisão e produção de conhecimentos conforme Pacheco, só será viável com o uso das tecnologias na nossa prática escolar,pois, as novas tecnologias se encontram disponíveis como recurso em quase todo lugar da nossa sociedade tais como:banco,comércios,escolas,serviço público e outros locais com os quais convivemos e necessitamos para atender nossas necessidades.

Portanto não nos cabe discutir sobre o uso o não das novas tecnologias na educação e sim sobre a forma de introduzi-la em nossas atividades escolares de forma a proporcionar a aprendizagem de nossos alunos e seu desenvolvimento, transformando nossa sala de aula em espaço de aquisição de experiências, proporcionando uma aprendizagem significativa para todos,cumprindo o nosso objetivo de formação de cidadãos críticos e com condições de interagir na sociedade e usufruir adequadamente dos seus recursos.

Para que as novas tecnologias sejam introduzidas, não temos que abandonar os recursos tecnológicos já existentes na escola, temos é de reformular nossa prática rompendo com o tradicionalismo, muitas vezes até com nossa formação acadêmica, reconstruindo nossa prática.

Nós educadores, somos pessoas acostumados à mudança e tenho certeza seremos capazes de ousar para criar nossas estratégias de introdução das novas tecnologias de uma forma que proporcione aprendizagem, nosso objetivo maior na educação.

Nesta reconstrução da escola necessária na atualidade, temos também a pedagogia dos projetos que favorece a introdução das novas tecnologias, uma vez que nos permite flexibilidade de conteúdos e a promoção da interdisciplinaridade,proporcionando aos alunos a construção de seu conhecimento e mais liberdade de ação.

Hernández, bem nos diz que o trabalho por projetos não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma nova maneira de repensar a função da escola e quando proporciona a integração de várias áreas do conhecimento garantindo a viabilidade para a construção de uma nova escola .

Sabemos que as organizações atuais de nossas escolas com tempo predeterminado para suas atividades e com carga horária fragmentada de seus conteúdos ,dificulta o desenvolvimento de atividades com o uso das novas tecnologias e o trabalho com projetos, más conviver bem com as adversidades é uma das qualidades dos profissionais da educação, tenho certeza que estabelecendo parcerias, buscaremos juntos soluções para conciliar grade curricular e projetos envolvendo novas tecnologias,colocaremos nossos alunos em ação.

Para atingirmos esta nova escola necessitamos das formações continuada para adquirirmos forças e confiança e fazer do novo uma rotina na nossa prática pedagógica.

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