segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Reta final do proinfo – unidade 4.

Disciplina: Currículo, Projetos e Tecnologias.

Nome: Maria do Carmo Ferreira de Castro .

Atividade-4.2_Tecnologias incorporadas à educação.

Subtema:Educação e tecnologia na escola.

Orientadoras: Maria da Conceição Paula

Emanuelle Salgado Felga

Nilma.

Possibilidades e Contribuições das novas Tecnologias na educação.

As novas tecnologias podem e já proporciona muitas mudanças no trabalho didático dos professores que estão abertos a mudança e aceita estas como um novo recurso para aprimorar suas metodologias e manter o aluno do século XXI com motivação para aprender.

Ainda encontramos muitas resistências ao uso das novas tecnologias,principalmente da informática ,pois, temos muitos profissionais da educação leigos em seu uso e alguns que usam o novo recurso apenas para ilustrar sua aula , mantendo a mesma forma de ensinar que já usava antes.

Como nos diz Pedro Demo a escola que temos hoje não está em risco de extinção, não vai desaparecer. Mas nós temos que restaurar a escola para ela se situar nas habilidades do século XXI e dentre estas habilidades está a de fazer uso adequado da informática em sala de aula.

Vamos num sistema de troca, procurar desenvolver estas novas habilidades em nossos companheiros de profissão, para que nossos alunos possam usufruir de forma proveitosa dos novos recursos tecnológicos que as escolas atuais têm a sua disposição.

UNIDADE: 04- Currículo, Projetos e Tecnologia

TURMA: Ponte Nova

ALUNA: Maria do Carmo Ferreira de Castro – Raul Soares

ORIENTADORAS: Conceição, Nilma e Emanuelle

ATIVIDADE - 4.3: Análise de experiências com projetos em sala de aula com o uso de tecnologias.

Trabalhando com cordel.

Pensando em uma atividade para relatar para meu grupo de trabalho do proinfo, lembrei de uma atividade que trabalhei no ano de 2009 com meu 3º ano de alfabetização da E.E.”Benedito Valadares”, que ainda se encontrava no processo de desenvolvimento da leitura e escrita.

Aproveitando o Guia do Alfabetizador do 1º bimestre, 3º ano e a sugestão de trabalho com cordel, este tipo de poesia popular, oral, e aproveitando das estrofes que possuem rimas o que favorece em muito o aprendizado da leitura, primeiro imprimi as estrofes que falam sobre a literatura de cordel explicando sobre sua estrutura e forma de exposição.Lemos as estrofes, trabalhamos leitura, texto lacunado para preenchimento dos espaços,leitura oral, em forma de jogral e formulação de conceito do que é cordel este tipo de gênero textual.

Imprimi o poema em cordel com dados sobre o autor: Francisco Ferreira Filho Diniz,fizemos leitura oral, marcamos as rimas e escolhemos um aluno da classe para produzirmos um poema que envolve também dados bibliográficos de uma pessoa como o cordel apresentado.

Como último trabalho de leitura de cordel reproduzi em cartaz estrofe por estrofe do cordel: Patativa do Assaré, trabalhei rimas, escrita de palavras, leitura oral e texto lacunado, até montarmos todo o poema.

Trabalhamos também as palavras mostrando a diferença de linguagem e relacionando esta diferença com o tema abordado no cordel.

Depois deste trabalho fomos ao laboratório de informática da escola para conhecer o trabalho com xilogravura, que seria usado como ilustração dos cordéis produzidos pela turma, a pesquisa foi realizada em grupo no site:http://www.teatrodecordel.com.br,onde realizamos leitura sobre cordel,observação de folhetos ilustrados com xilogravura e anotamos as idéias básicas sobre cordel.

Depois de todo este trabalho desenvolvido, fizemos um varal de barbante na sala e em grupo foi solicitado que os alunos produzissem um cordel de uma estrofe com poucos versos de acordo com o desenvolvimento de cada grupo.

Para ilustrar os cordéis sugeri a técnica da xilogravura conforme orientação do guia do alfabetizador e cópia desta em folha xerox, editando a estrofe do cordel e expondo os trabalhos para apreciação de todos.

Com este trabalho procurei aproveitar as velhas e novas tecnologias, trazendo para a escola as habilidades que os alunos do século XXI encontram fora do seu muro, em casa, internet, na lan house, e seu uso de forma consciente e produtiva deve ser trazido para sala de aula com a elaboração de planejamento que possa aproveitar este recurso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :

http://www.teatrodecordel.com.br

Guia do Alfabetizador-1º bimestre-Governo de Minas Gerais-BH-2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário,pois,sem interação não há crescimento.