quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Planejamento de aula para realização da atividade 3.4 e 3.6.

PLANO DE AULA ELABORADO CONFORME MODELOS POSTADOS NO PORTAL DO PROFESSOR.

 

Disciplina: Prática Pedagógica e Mídias Digitais.

Nome: Maria do Carmo Ferreira de Castro e Marcilene de Jesus Pires Menezes.

Atividade-3.6 – Planejamento de atividade.

Subtema: Educação e tecnologia.

Orientadoras: Maria da Conceição Paula

Emanuelle Salgado Felga

Nilma

O COMPUTADOR A SERVIÇO DA ALFABETIZAÇÃO.

Data: 12/08/2010

Autoras: Maria do Carmo Ferreira de Castro e Marcilene de Jesus Pires Menezes

Co-autor: Maria Cristina de Souza

ESTRUTURA CURRICULAR

Modalidade: Ensino Fundamental inicial - 2º ano.

Componente Curricular: Linguagem escrita, linguagem oral, expressividade, ciência e raciocínio matemático.

Tema: Prática de escrita e processos de leitura, falar e escutar, levantamento de hipótese, resolução de situações problemas.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

Ø Como os animais se locomovem;

Ø Realizar classificação de animais pela locomoção, levantar e confirmar hipóteses relativa ao conteúdo;

Ø Organizar informações e apresentá-las através de cartazes;

Ø Utilizar a informática para realizar atividades de estudo;

Ø Utilizar o mouse e teclado nas realizações das atividades;

Ø Resolver questões matemáticas a partir de dados de estudos realizados.

Duração das atividades

Aproximadamente 2 semanas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Ø Seres vivos e não vivos;

Ø Como nascem os animais;

Ø Metamorfose;

Ø Alimentação dos animais;

Ø O corpo dos animais.

Estratégias e recursos da aula:

Com este planejamento temos como objetivo o desenvolvimento da linguagem oral, fixar informações relacionadas aos animais, habilidades em resolver problemas, desenvolvimento de competências em lidar com o computador, habilidade em construção de frases e formação de palavras a partir da observação de letras e desenvolvimento da atenção.

Ø 1º momento: levantamento de conhecimentos prévios sobre os animais, os ambientes em que vivem, nascimento, metamorfose, alimentação, como o corpo é revestido e o que sabem sobre a forma de locomover de cada um.

Ø 2º momento: discussão das hipóteses levantadas sobre forma de locomoção dos animais classificando por nomes os que rastejam, voam, andam, pulam, nadam e quais se locomovem de mais de uma forma, como o pato que anda, nada e voa.

Ø 3º momento: Oficina de elaboração de cartazes classificando os animais pela forma de locomoção com nomes, desenhos e recorte de revistas, jornais e livros.

Ø 4º momento: Apresentação dos cartazes elaborados pelos grupos para o restante da turma.

Ø 5º momento: Oficina de escrita, separados em grupos e pela forma de locomoção dos animais, escrever o maior número possível de nomes de animais:

· Grupo 01: Animais que Rastejam;

· Grupo 02: Animais que Voam;

· Grupo 03: Animais que Andam;

· Grupo 04: Animais que Nadam;

· Grupo 05: Animais que se locomovem de mais de uma forma.

Ø Apresentação dos nomes para a turma, eliminação dos incorretos e averiguação do grupo que conseguiu escrever maior quantidade de nomes.

Ø 6º momento: Conduzir os alunos ao Laboratório de Informática para realização de atividade pedagógica, desenvolvida no EXCEL, envolvendo tudo que foi trabalhado em sala de aula. Esta atividade é composta de quatro questões a saber:

PRIMEIRA QUESTÃO:

Letras embaralhadas. Organize as letras e forme nomes de animais.

a). CALOVA b). CBROA c). PASNHSARIO

d). NACURUG e). AHCRORCO f). LABIEA

SEGUNDA QUESTÃO:

Observe atentamente os animais da PRIMEIRA QUESTÃO e indique sua forma de locomoção.

TERCEIRA QUESTÃO:

Ordene as palavras e forme frases sobre ANIMAIS.

a). se deslocar serpente bem a depressa consegue solo pelo.

b). as voam gaivotas como maioria aves das a.

QUARTA QUESTÃO:

Vamos Calcular? (Probleminhas matemáticos sugeridos)

a). Numa chácara tem 1 vaca e 2 coelhos. Quantas patas tem todos os animais juntos?

b). Joãozinho tem 2 passarinhos e 3 papagaios. Qual o total de asas dos animais de Joãozinho?

Ê As respostas dadas pelo aluno tem lugar indicativo para ser inserida;

Ê A correção da resposta do aluno é dada na hora: Parabéns! (caso acerte) ou Tente de novo! (caso erre);

Ê Ao término de cada questão o aluno é conduzido para a próxima questão através de Hiperlink.

Avaliação

v Envolvimento dos alunos nas oficinas de produção de cartazes e escrita do maior número de animais.

v Resolução das atividades no laboratório.

v Apresentação dos cartazes elaborados.

Referências Bibliográficas / Recursos complementares:

Gil,Ângela Bernardes de Andrade - Porta Aberta-Ciência,2ºano.

Carvalho,Míriam Cristina Cazante de, Projetos Pedagógicos 3º milênio.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacodaaula.html

 

ATIVIDADE PARA SER EXECUTADA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ATIVIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário,pois,sem interação não há crescimento.