segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Relato do trabalho com o plano:e-mail:comunicação facilitada.

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.

Ativ. 4.6 A: Relato do trabalho com o projeto:e-mail-comunicação facilitada.

Cursista: Maria do Carmo Ferreira de Castro.

Orientadores: Emanuelle, Conceição e Nilma.

Relatando o trabalho desenvolvido em classe.

Para desenvolvemos o nosso plano de aulas com o tema: e-mail-comunicação facilitada, primeiro apresentamos o trabalho a ser desenvolvido para nossos alunos do magistério de educação infantil e conquistamos a aprovação e motivação deles para a realização das atividades propostas,o que foi fácil uma vez que a própria tecnologia já é em si para os alunos motivo de interesse.

Iniciamos o desenvolvimento do plano com a realização de oficinas de leitura, mostrando para nossos alunos que a tecnologia também exige conhecimentos prévios, atividade realizada com empenho, o que foi demonstrado durante o debate desenvolvido após a leitura.

No laboratório desenvolvemos várias atividades tais como: criação de e-mail, simulação no envio de e-mail, lista de contatos, como anexar textos e outros documentos, o Word e a digitação de textos.

Percebemos que apesar das novas tecnologias fazerem parte do nosso dia a dia, nossos alunos principalmente os adultos com os quais desenvolvemos este plano têm muitas dificuldades no manuseio do mouse, digitação, criação e envio de e-mail, o que é compensado com o interesse em aprender e a satisfação demonstrada no semblante de cada um quando consegue realizar com sucesso a atividade solicitada.

Empregamos como tecnologia no desenvolvimento deste projeto o computador, pois, o nosso objetivo era o conhecimento da comunicação virtual e a comunicação virtual de nossos alunos entre eles e com seus professores.

Para alcançarmos os objetivos propostos lançamos mão de recursos tais como: textos, oficina de leitura, produção textual e o computador.

Saímos com a certeza de termos desenvolvidos novas habilidades em nossos discentes e vencido barreiras destes diante das novas tecnologias.

Um comentário:

  1. Conocordo com vc. As novas tecnologias, desde que haja um bom mediador podem ser usadas como recurso para o desenvolvimento psicossocial das pessoas.

    Um abraço!
    Deise
    www.deiseajala.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário,pois,sem interação não há crescimento.