segunda-feira, 4 de outubro de 2010

As novas tecnologias no currículo.

UNIDADE: 04- Currículo, Projetos e Tecnologia

TURMA: Ponte Nova

ALUNA: Maria do Carmo Ferreira de Castro – Raul Soares

ORIENTADORAS: Conceição, Nilma e Emanuelle

ATIVIDADE - 4.4: Uso das tecnologias no currículo escolar- Debate.

Experiências com projetos, uso das tecnologias no currículo escolar.

É muito satisfatório pesquisar os trabalhos de nossos colegas e analisá-los, temos oportunidades de conhecer novas experiências e até utilizar algumas que possam ser adaptadas para a nossa realidade.

Lendo os vários trabalhos de meus colegas selecionei alguns para comentar neste fórum, promovendo assim a oportunidade de debate com minha equipe de trabalho.

A Junia descreveu um trabalho de pesquisa utilizando a Wikipédia, realizado na E.M.”Otávio Soares”, sobre a vida e obra de Adriana Calcanhoto, resultando em uma produção de texto com a participação de toda a turma.

A Luana nos relatou um trabalho de pesquisa resgatando a cultura regional com exibição de vídeo, temos também o conceito de paisagem elaborado a partir da exploração de imagens virtual de satélite desenvolvido pelo colega Mahyhaly.

O videoclipe produzido pela escola da Maria Cipriano é uma atividade que usa a filmadora e envolve os alunos que têm oportunidade de ver sua realidade a partir da lente e formular novos conceitos sobre a mesma e realizar seus questionamentos.

Temos também o projeto desenvolvido pela minha colega de grupo Marcilene Menezes que complementou a atividade de classe dos professores com a exibição do vídeo do portal do professor, oportunizando aos alunos a construção de seu conhecimento.

Outro projeto que chamou minha atenção foi o da escola limpa com palestra, vídeo sobre lixo, montagem de painel e ainda a conscientização da comunidade com panfletagem e passeata.

Até as equações quadráticas podem ser resolvidas por meio de planilha eletrônica e depois você ainda pode ver com alunos filmes envolvendo a matemática e as artes, trabalhando de forma interdisciplinar e prazerosa.

Pelas experiências apresentadas podemos perceber que basta vencer o medo das novas tecnologias e ter coragem de ousar, todos somos capazes e podemos fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário,pois,sem interação não há crescimento.