sábado, 3 de julho de 2010

TECNOLOGIAS NA ESCOLA_ANÁLISE DE VÍDEO

Unidade I


Atividade 1.6

Maria do Carmo Ferreira de Castro

Tecnologias na escola

Turma de Ponte Nova.



O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.



O vídeo apresentado mostra várias situações cotidianas da escola utilizando as tecnologias em benefício do aprendizado dos alunos.

Em sala pude perceber a realização de trabalhos em grupo, as oficinas como recurso metodológico, cartazes afixados nas paredes, o uso do microfone nas apresentações, a televisão como um recurso didático durante o desenvolvimento das atividades e o computador proporcionando aprendizagem tanto para alunos, como funcionários.

Observei o dinamismo das atividades e o interesse dos alunos, demonstrado ser este um espaço onde todos trabalham buscando o conhecimento de forma individual e coletiva, demonstrando prazer nas realizações dos trabalhos propostos.

Os livros são também um recurso tecnológico utilizando em momentos de contação de histórias e introdução de conteúdos, demonstrando que temos vários recursos a nossa disposição para serem utilizados, o que precisamos é colocá-los em prática observando a sua aplicabilidade dentro de cada conteúdo, necessidade e planejamento a ser desenvolvido.

No vídeo percebi também o uso de jornais e revistas, recursos em nossas mãos que muitas vezes são desprezados, o que demonstra que mesmo com a tecnologia digital, não temos que abandonar recursos anteriores que são úteis e excelentes recursos didáticos quando empregados no momento adequado e em situações que os requerem como recurso.

A biblioteca também foi destacada no vídeo como momento de leitura e pesquisa, demonstrando que as novas tecnologias não vieram com o intuito de abandonar velhos e bons hábitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário,pois,sem interação não há crescimento.