sábado, 3 de julho de 2010

Atividade 1_Proinfo:Refletindo sobre a identidade do professor e sobre a própria aprendizagem.



Maria do Carmo Ferreira de Castro


Unidade 1


Turma de Ponte Nova






QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?






Todo professor tem que ser antes de tudo um aprendiz.


As novas tecnologias que nossos alunos têm acesso continuadamente, a velocidade com que estas informações chegam até eles muitas das vezes em suas próprias casas, obriga a nós professores atualizar sempre para não ficarmos alheios a atual forma de aprender e se conectar com o mundo, uma realidade dos discentes que temos hoje. Como professor se não procurar sempre evoluir e buscar novas informações e conhecimento corro o risco de não ser mais um instrumento do saber para meus alunos, de deixar de ser o exemplo, o herói para ser o arcaico, o pré-histórico do processo de aprender.


Não sou professor e aprendiz em separado, não é possível discernir um do outro, pois, “quem ensina também aprende”, e hoje não somos detentores de verdades absolutas, a evolução e a globalização nos leva a buscar sempre, aprender a buscar e questionar é hoje um aprendizado de suma importância.


Sou um professor que exige dos alunos comprometimento com leitura, atividades e trabalhos propostos, pois, acredito que disciplinar e conscientizar da necessidade de estudo é oferecer a eles condições de dominarem de forma adequada as competências para atuarem em sociedade, diminuindo as desigualdades sociais, instrumentalizando-os para resolverem problemas com desenvoltura e consciência.


Acredito que posso aprender sempre e que cada nova aprendizagem produz uma transformação na minha atuação como professora e também como ser humano.


Sou um professor porque sou também um aprendiz, quando deixar de aprender, deixarei também de ser professor, como ensinar a aprender quando não se tem mais a essência humana de buscar, crescer e se aprimorar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário,pois,sem interação não há crescimento.