sábado, 3 de julho de 2010

Atividade 2 da unidade 1

Unidade 1

Turma: Ponte Nova

Atividade 1.2

Maria do Carmo Ferreira de Castro.



Refletindo sobre a identidade do professor e sobre a própria aprendizagem.



Hoje é mais complexo ser professor, pois, temos que além dos conhecimentos acadêmicos acumulados por gerações, está também em constante aprendizado de novas informações que surgem diariamente e são veiculadas pelos meios de comunicações, principalmente via internet, informações à disposição de nossos alunos.

A escola antigamente tinha bem definido o seu papel, tínhamos clareza do seu fim e objetivos, a sociedade também se evoluía de forma mais lenta. Hoje vivenciamos uma outra realidade com evoluções sociais que muitas vezes nos pegam de surpresa diante da sua rapidez, até de um dia para outro.

Nóvoa em sua entrevista cita como competências do professor a capacidade de organização da aprendizagem e da compreensão do conhecimento, considero que associada a estas competências temos também de desenvolver a nossa capacidade de reflexão sobre a nossa prática, sendo nosso próprio crítico diante do trabalho que desenvolvemos.

É refletindo diariamente sobre as situações que enfrentamos no dia-a-dia dentro da escola que podemos nos valorizar e assumir com dignidade o nosso papel.

Hoje, vivemos situações que nos colocam em impasse com nossa própria identidade como profissional, muitas vezes não sabemos que rumo tomar e nos conduzimos de maneira errônea diante dos conflitos, pois, o que aprendemos nos cursos de formação não nos basta mais,necessitamos de constante aperfeiçoamento, formação continuada e grupos de estudo na própria unidade de ensino para buscarmos soluções que devem ser coletivas, mantendo a unidade escolar e garantindo a credibilidade como profissionais da educação.

Diante de toda esta complexidade, não podemos fugir das novas tecnologias e nem nos sentirmos como detentor do conhecimento, tem de buscar novos saberes e aprender sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário,pois,sem interação não há crescimento.